Laboratório de Micrometeorologia
O Laboratório de Micrometeorologia (LabMicro), pertencente ao Grupo de Micrometeorologia do IAG-USP, desenvolve estudos observacionais e numéricos dos processos de troca de energia, massa e quantidade de movimento entre a superfície e a atmosfera que afetam a camada limite planetária atmosférica. O LabMicro é responsável pela plataforma micrometeorológica onde são realizadas medidas contínuas de radiação solar global, direta e difusa (desde 1994) e radiação de onda longa (desde de 1997). Estes dados tem sido disponibilizados para a comunidade científica do Brasil e do exterior para pesquisa. O LabMicro estabeleceu um convênio de cooperação cientifica com o Laboratório de Vazão do IPT, que permite utilizar o túnel de vento do IPT para efetuar estudos micrometeorológicos e no treinamento dos alunos de graduação e pós-graduação em meteorologia do IAG.
Pesquisador Responsável: Amauri Pereira de Oliveira.MASTER-Meteorologia aplicada a sistemas de tempo regionais
Utilizado para treinamento de alunos de Graduação e Pós-Graduação e para prestação de serviços, além do suporte às pesquisas. Armazena e distribuí dados meteorológicos e imagens de satélite. Efetua análises de dados meteorológicos e de imagens de satélite através de estações de trabalho.
Pesquisador Responsável: Pedro Leite da Silva Dias, Edmilson Freitas e Ricardo de Camargo.Laboratório de Análise em Múltiplas Escalas - GEM
As atividades executadas pelo GEM incluem a utilização de métodos para a observação de fenômenos atmosféricos, os quais variam desde a escala global até a mesoescala. Dedica-se ao estudo do clima e suas variações e implicações em escala regional.
Pesquisador responsável: Leila M. Véspoli de Carvalho.LIAM - Laboratório de Interação Ar-mar
A transferência de energia, massa e momento entre o oceano e a atmosfera, a qual ocorre através dos fluxos verticais turbulentos é um aspecto importante da possível mudança climática que o planeta vem sofrendo. Esses fluxos estabelecem o acoplamento entre o oceano e a atmosfera representando, dessa forma, processos chave no sistema climático. Além de mudanças climáticas, o conhecimento das trocas turbulentas na interface ar-mar é importante para estudos diagnósticos e prognósticos aplicados à previsão numérica, às atividades de monitoramento ambiental que utilizam modelos operacionais de dispersão de poluentes atmosféricos e oceânicos, estudos oceanográficos, estudos dos ciclos biogeoquíminicos, modelos de previsão de onda, engenharia marinha, etc. As principais atividades desenvolvidas no LIAM concentram-se na investigação observacional e numérica dos fenômenos físicos relacionados às camadas limites atmosférica e oceânica.
Pesquisador responsável: Jacyra Soares.LCB - Laboratório de Clima e Biosfera
O Laboratório de Clima e Biosfera (LCB/Iag/Usp) investiga as relações do clima com os principais ecossistemas e agroecossistemas brasileiros, sob uma perspectiva de processos funcionais de oferta e uso da água, fluxos de energia, produtividade primária e fluxos de carbono com a atmosfera. Priorizam-se as questões da variabilidade do clima e da previsibilidade do impacto das oscilações climáticas nos ecossistemas terrestres brasileiros. Correntemente há estudos em áreas de Florestas tropicais (Amazonia e Mata Atlântica), Cerrados, ecótono, várzea e agroecossistemas (cana-de-açúcar e eucalipto). São duas as linhas de trabalho do LCB:
(i) observações de campo de longo prazo por meio de monitoramento automático de torres de fluxo;
(ii) simulações numéricas com modelos físico-matemáticos do sistema climático (biosfera, hidrosfera e atmosfera).
Pesquisador responsável: Humberto Ribeiro da RochaSTORM-T Sensoriamento Remoto Aplicado a Tempestades
O Laboratório STORM-T desenvolve pesquisas com o objetivo de entender os processos físicos relacionados à formação e desenvolvimento de tempestades atmosféricas. Para tanto, estes estudos são feitos a partir do(a): a) monitoramento de descargas atmosféricas [rede de detecção de raios]; b) análise da estrutura 3D da precipitação [radar meteorológico]; c) análise das propriedades dos hidrometeoros [medidas radiométricas na faixa de freqüência do infra-vermelho e microondas a bordo de satélite]; d) Caracterização das nuvens [aviões de micro-física das nuvens]. Além destas atividades, o STORM-T disponibiliza aplicativos para o monitoramento em tempo real das tempestades.
Pesquisador Responsável: Carlos Augusto Morales RodriguezLAPAt - Laboratório de Análise dos Processos Atmosféricos
O grupo estuda os processos associados à poluição atmosférica, com destaque para estudos da região metropolitana de São Paulo. Os projetos concentram-se nas seguintes áreas: a) caracterização física e química de aerossóis atmosféricos; b) caracterização química de deposição úmida; c) quantificação e classificação de bioaerossóis; d) modelagem de remoção de matéria particulada e gases: deposição úmida e seca; e) modelagem da dispersão e formação de poluentes atmosféricos - smog fotoquímico;
Pesquisador Responsável: Maria de Fátima Andrade, Adalgiza Fornaro e Fábio L. T. GonçalvesLabHidro (Laboratório de Hidrometeorologia)
O laboratório de hidrometeorologia desenvolve pesquisa relacionada com a previsão de chuva e vazão de curto e curtíssimo prazo por meio de sistemas de medição locais e remotos, modelos numéricos atmosféricos e hidrológicos. Projetos de pesquisa ligados ao LabHidro compreendem a integração de dados de precipitação de sensores locais e remotos, o estudo da camada limite urbana, ilha de calor e seus efeitos, a caracterização e a modelagem da circulação de brisa marítima e terrestre, análise dos mecanismos de disparo de convecção profunda, a correlação entre atividade elétrica e precipitação, a calibração e aferição de sistemas de medição, a modelagem hidrológica por meio de modelos distribuídos e de redes neurais, a previsão de chuva a curtíssimo prazo com o radar meteorológico, a previsão de curto prazo com o sistema ARPS e a previsão de vazão. O LabHidro ainda desenvolve pesquisa sobre a convecção e sua energética na Amazônia, o ciclo diurno da precipitação na América do Sul por meio de informações de satélites ambientais e radares meteorológicos, além da validação de estimativas de chuva com sensores multi-espectrais a bordo de satélites.
Pesquisador Responsável: Augusto Pereira FilhoLaboratório de Análises e Modelagem Climática (Grupo de Estudos Climáticos) LAMC/GrEC
O LAMC possui vários clusters de computadores e equipamentos voltados para estudos do clima e suas interações. Dentro de suas metas está o contínuo aprimoramento e adaptação para o Estado de São Paulo de um modelo climático regional, que é utilizado não somente para previsões regionais do clima, mas também em estudos científicos. O GrEC é constituído por alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorandos, que através da experiência adquirida dentro dos projetos de pesquisa em que estão envolvidos, apresenta e disponibiliza um relatório climático mensal para a comunidade em geral.
Pesquisador Responsável: Tércio Ambrizzi e Rosmerir P. Rocha.