Meteorologia é a ciência da atmosfera terrestre e de seus fenômenos. Um importante setor da Meteorologia é o estudo e a previsão da evolução dos sistemas atmosféricos que definem o tempo e o clima de cada região. Atualmente, com o crescente progresso científico no estudo dos processos atmosféricos, essa área é denominada Ciências Atmosféricas . Um dos fatores atraentes na Meteorologia é sua aplicação aos estudos de impactos ambientais e suas inter-relações com as atividades humanas.

Conhecimentos físicos associados à termodinâmica da atmosfera são diretamente aplicáveis ao entendimento da formação e desenvolvimento das nuvens e da precipitação. A física da radiação é essencial para compreensão das estruturas térmicas da atmosfera e o estabelecimento de métodos para observação e medidas dos fenômenos atmosféricos. Os princípios da dinâmica dos fluidos são estudados, visando ao entendimento da movimentação dos sistemas meteorológicos. Todos esses processos são diagnosticados via ampla utilização de técnicas computacionais. A Meteorologia estuda fascinantes problemas como o entendimento dos processos de dispersão de poluentes, a química dos processos atmosféricos ligados à produção antropogênica de gases e particulados e a rápida ocorrência de tempestades e ventos fortes. A aplicação desses conhecimentos é de grande importância social.

A formação científica, nessa área, é relevante para entendimento dos processos ambientais em níveis local, regional e global.


O Curso

O curso de Meteorologia do Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG-USP oferece aos alunos excelentes recursos tecnológicos, laboratórios avançados e pesquisadores de renome internacional, além de uma sólida formação acadêmica abrangendo Física, Matemática e Computação. Tudo isso em um ambiente computacional de última geração.

Os seguintes campos são abordados dentro do âmbito da Meteorologia: Previsão Numérica do Tempo, Climatologia, Poluição Atmosférica, Micrometeorologia e aplicações (Hidrometeorologia, Agrometeorologia, Biometeorologia, etc), sendo enfocadas em várias disciplinas optativas que o aluno escolhe para direcionar seus estudos conforme sua preferência.

Os alunos de Meteorologia do IAG-USP são treinados nos mais recentes avanços do sensoriamento remoto como radares meteorológicos, satélites ambientais e detectores de descargas elétricas na atmosfera. Têm oportunidade, também, de participar de medidas de campo nas mais diversas regiões do Brasil.

Acima de tudo, o aluno poderá contar com o reconhecimento que apenas um verdadeiro centro de excelência em pesquisa pode proporcionar.


Mercado de Trabalho

A Meteorologia é uma recente área interdisciplinar com oportunidades para profissionais e pesquisadores. No Brasil, essa é uma atividade em desenvolvimento que oferece boas possibilidades de emprego, em instituições privadas e governamentais.

A procura pelo meteorologista tende a aumentar, sabendo-se que alguns estados brasileiros - São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Amazonas - estão criando redes regionais de medição, a fim de melhorar o serviço de Meteorologia. Além disso, há setores da Meteorologia que se encontram em expansão, como o de estudos dos Recursos Hídricos, a Agrometeorologia e a Modelagem Atmosférica, dentre outros .


A Regulamentação da Profissão de Meteorologista

Do ponto de vista legal, a profissão de Meteorologista no Brasil foi regulamentada pela Lei Federal N o 6835 , de 14 de outubro de 1980. O texto da lei atribui-lhe as seguintes responsabilidades:

- dirigir órgãos e serviços de Meteorologia em entidade pública e privada,

- pesquisar, planejar e dirigir a aplicação da Meteorologia nos diversos campos de sua utilização,

julgar e decidir sobre tarefas científicas e operacionais de Meteorologia,

- executar previsões meteorológicas,

- dirigir, orientar, e controlar projetos científicos em meteorologia,

- criar, renovar, desenvolver e introduzir técnicas, métodos e instrumental em trabalhos de meteorologia,

- pesquisar e avaliar recursos naturais da atmosfera,

- avaliar modificações artificiais nas características do tempo.